Oratória
O que é oratória?
Desde a infância, somos encorajados de diversas formas a expressar nossos desejos e sentimentos por meio da linguagem verbal. Assim como em qualquer processo de aprendizado, o tempo necessário para o desenvolvimento dessa habilidade pode variar entre as crianças. Normalmente, os estímulos direcionados à linguagem diminuem quando a criança começa a formar frases completas.
Oratória é a arte de falar em público de maneira eficaz e persuasiva. Envolve o desenvolvimento de habilidades de comunicação verbal, principalmente, para transmitir uma mensagem de forma clara e convincente.
"Todos precisam dominar a arte da fala para lidar com uma variedade de situações ao longo da vida: negociar, conduzir reuniões, apresentar relatórios, liderar eventos, vender ou promover produtos e serviços, fazer discursos, conduzir cursos e expressar gratidão." – Reinaldo Polito
Como melhorar a comunicação em público?
Reconhecer suas falhas é o primeiro passo para corrigi-las. Identifique suas dificuldades e pratique a partir delas.
Lembre-se de que assim como aprendemos a falar, também podemos aprender técnicas que melhoram nossa capacidade de comunicação.
A autenticidade é fundamental! Tentar agir e falar de forma diferente do habitual pode gerar ansiedade e desconforto. Seja você mesmo e o sucesso virá com mais naturalidade.
Fale de forma pausada. Quem ouve precisa processar a informação antes de seguir adiante.
Aumente o volume da voz para demonstrar engajamento e interesse no assunto apresentado.
Esteja preparado: tenha confiança no conteúdo que irá apresentar e estude para embasar suas ideias!
Apesar dos cuidados, imprevistos podem ocorrer! Mantenha a calma e concentre-se! Com confiança e preparação, é possível lidar com a insegurança!
Vícios de linguagem e comportamentais podem surgir durante uma apresentação pública. Esteja atento a esses possíveis vícios e mantenha uma postura confiante.
5 características de uma boa comunicação
Defina seu objetivo na comunicação e deixe-o explícito para as pessoas envolvidas.
Entenda as necessidades e interesses do público.
Utilize um vocabulário e termos familiares aos ouvintes.
Preste atenção à sua expressão corporal, facial, gestos, olhares e tom de voz, pois a forma como você comunica é tão importante quanto o conteúdo.
Postura – posições como ficar em pé, sentado e inclinações do corpo.
Movimentos – gestos com as mãos, braços, pernas e dos acenos com a cabeça.
Contato Visual – quantidade de contato com os olhos durante a conversa.
Sinais Vocais – entonação, afinação e velocidade da fala.
Distância Pessoal – espaço físico entre as pessoas da conversa
Expressões Faciais – contrações musculares do rosto, como sorrir, cerrar os lábios ou o franzir a testa.
Sinais Fisiológicos – reflexos corporais como suar, ruborizar, tremer ou piscar.
Estabeleça um vínculo com os ouvintes através do conteúdo apresentado, abordando temas que sejam relevantes e façam parte da realidade dos presentes.
Referências
ANDERSON, Chris. TED Talks: O Guia Oficial do TED Para Falar em Público. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016.
BENATTI, Camila. BECKER, Andrea. Comunicação assertiva: o que você precisa saber para melhorar suas relações pessoais e profissionais. Literarebooks, SP. 2021.
BRUM, Debora. Comunicação assertiva: aprenda a arte de falar e influenciar. Literarebooks, SP. 2021.
POLITO, Reinaldo. Como falar corretamente e sem inibições. Saraiva, SP. 2016.
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